A Escola
" Ensinar é interagir... com a informação, com as pessoas e com a vida."
Realizamos anualmente três projetos interdisciplinares que visam apresentar situações de
aprendizagem que favorecem o conhecimento e a interação entre os alunos, os professores, a escola e a
sociedade.
Essa troca de experiências oportuniza os alunos a refletirem sobre seus próprios conhecimentos e a
participarem como agentes ativos no processo de ensino aprendizagem.
As atividades propostas têm como premissa desenvolver nos alunos competências e habilidades
relacionadas à aprendizagem e sua aplicação em todas as áreas do conhecimento, de forma significativa,
aliado às práticas sociais, como por exemplo:
-Troca de ideias: atividades que ativam os conhecimentos prévios, provocam reflexões em diferentes
práticas pedagógicas que envolvam situações relacionadas ao dia a dia.
- Promover conexões: atividades de pesquisa em textos, com o uso das novas tecnologias de modo
racional e educativo, usar as informações obtidas para tirar conclusões e definir o que é essencial ou
prioritário.
-Ética e cidadania: por meio de diferentes práticas pedagógicas(pesquisa, entrevistas, gincanas, projetos)
são exploradas ações que oportunizam a formação ética e ao pensamento crítico, com foco nos valores
sociais e a inclusão social e os cuidados com o meio ambiente.
E para lidar com tudo isso é essencial o desenvolvimento de habilidades na utilização de
computadores,tablets, lousa digital, data show e outras metodologias diferenciadas, para um aluno muito
mais personalizado e que precisa estar melhor preparado. Reflexões sobre o empreendedorismo e o
consumismo exagerado a fim de despertar para a responsabilidade e para a vida.
Mais que educar, a Modulus quer compartilhar com os Senhores (as) uma educação de qualidade, que
não apenas transmita informações e conteúdos, mas que também possa colaborar com a formação
integral de seu(sua) filho(a).
O que torna a Escola Modulus diferente?
►O caráter interdisciplinar de sua proposta de trabalho e a diversidade de temas desenvolvidos
valorizam a integração e a articulação entre as diferentes linguagens do conhecimento, aproximando-os
da realidade das crianças.
►A diversidade e a pluralidade do mundo contemporâneo pedem uma proposta que, alem da
qualidade, ofereça também aos pais, professores, todo subsidio necessário para atuar com plenitude
no desenvolvimento no que diz respeito aos aspectos cognitivos, afetivos, sociais e linguísticos, sem
estereótipos, preconceitos ou modelos pré-estabelecidos.
►A exploração de conteúdos voltada especificamente para cada faixa etária, com práticas que
exploram além da capacidade física da criança, o pensamento, a criatividade, a resolução de problemas
e as relações de tempo e espaço. O trabalhar com jogos, brincadeiras, canções, teatro de uma forma
diferente e outras manifestações artísticas que fazem parte da tradição cultural do nosso estado e país.
►O Brincar proporciona as crianças a comprovação e a retenção dos conhecimentos que adquirem,
alem de ser naturalmente prazeroso. A relação que as crianças têm com o mundo não separa o
aprendizado da brincadeira. O trabalhar com jogos, brincadeiras, canções, teatro de uma forma
diferente e outras manifestações artísticas que fazem parte da tradição cultural e estimulam o raciocínio
lógico, a memória, a coordenação visual e motora e outras habilidades que as crianças adoram colocar à
prova.